Os 3 Pilares Psicanalítico

1 - Teoria e a Técnica das diversas correntes da Psicanálise.


2 - Análise pessoal, onde o profissional deverá  manter-se sempre em análise.



3 - Supervisão, estudos e aprendizados.



1. No transcorrer do Curso de Formação em Psicanálise Clínica, concomitante as teorias e as técnicas de  Freud, estudaremos também todos os grandes teóricos das mais diversas correntes psicanalítica.  Diferente de todos os outros profissionais, o psicanalista apropria-se do conceito de inconsciente, pois  é devido ao fenômeno da transferência que a cura tem lugar.


A Psicanálise justifica sua origem e existência no âmbito clínico quando leva um sujeito a perguntar-se sobre seu sofrimento.


Este mesmo sujeito do pathos, que sofre mas também, se apaixona, que sente angústia mas também deseja.


2.  A experiência clínica da análise pessoal, buscas analisar o domínio permanente do  inconsciente sobre a totalidade da vida consciente, cabendo ao analista o trabalho de  tornar consciente o inconsciente. O analista atua como um decifrador, o qual, com  seus recursos técnico, é capaz de traduzir e revelar ao sujeito os seus desejos,  fornecendo-lhe sentido e apontado caminhos na solução de suas. 

A análise tem a   priori de recuperar o desenvolvimento emocional estagnado na(s) área(s) reflexiva,  cognitiva ou afetiva, por conseguinte equilibrar a razão e a emoçãoA experiência clínica da análise pessoal, buscas analisar o domínio permanente do  inconsciente sobre a totalidade da vida consciente, cabendo ao analista o trabalho de  tornar consciente o inconsciente. O analista atua como um decifrador, o qual, com  seus recursos técnico, é capaz de traduzir e revelar ao sujeito os seus desejos,  fornecendo-lhe sentido e apontado caminhos na solução de suas. 


A análise tem a   priori de recuperar o desenvolvimento emocional estagnado na(s) área(s) reflexiva,  cognitiva ou afetiva, por conseguinte equilibrar a razão e a emoção.


3. A supervisão é um processo de habilitação do candidato. A contribuição principal da  pesquisa é a abordagem psicanalítica no processo de supervisão, nesse sentido os  objetivos são:

Tornar apto e habilitado o candidato no uso do método psicanalítico.
Contribuir na aquisição da capacidade na lida com pacientes, fundamentado no discernimento do material analítico.
Voltar ao topo