UMA ESCOLA DE PSICANÁLISE
MODERNA E COMPLETA. 

AQUI VOCÊ APRENDE A PSICANÁLISE COM PROFUNDIDADE E SERIEDADE.

SEJA UM PSICANALISTA E TRANSFORME VIDAS!

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 2018

ABERTO PROCESSO SELETIVO - INSCREVA-SE

 GRUPO SELECIONADO - UMA TURMA POR ANO - VAGAS LIMITADAS

A PISICANÁLISE

A Psicanálise é uma teoria que tem como princípio a compreensão de que nossos comportamentos e sentimentos são regidos por desejos inconscientes. Para analisar os conteúdos inconscientes, devemos acessar os instintos, anseios e impulsos que fornecem a energia para as ações, faz parte desse estudo o conhecimento sobre a formação do aparelho psíquico, desenvolvimento psico-sexual, mecanismos de defesa, individuação, neuroses, psicoses, depressão entre outros. O Fundador da Teoria Psicanalítica foi Sigmund Freud (1856-1939) era médico psiquiatra, para Freud o inconsciente é fonte de energias, desejos recalcados e depósito de velhas lembranças.

VEJA O QUE FALAM SOBRE A PSICANÁLISE

 

Thamiris de Melo

sombra

 

Eugenio Pachelle

sombra

 

Valéria Garcia

sombra

 

Jorge Sabino

sombra

 

Flávia Machado

sombra

 

Ronaldo Vespasiano

sombra

UMA NOVA VISÃO DO SER

A visão de uma psicanálise contemporânea, aberta e integrada a outras áreas do saber, permite uma busca segura dos motivos que leva o homem a ter determinados padrões de pensamentos e comportamentos.

Possuir uma formação pluralista com conhecimentos em técnicas das diversas correntes da psicanálise, permite uma visão ampla do ser, visto que cada pessoa manifesta-se de uma forma única, e todos possuem uma complexidade que só pode ser acessada com as ferramentas adequadas, tornando então fundamental o conhecimento das diversas áreas do saber, para um processo mais seguro na compreensão do ser.

Essa nova psicanálise abre horizontes, quebra resistências e dissolve pré-conceitos, fortalece valores e crenças positivas, elimina idealizações fúteis e estruturas repressoras e limitantes do aprendiz. Liberta, renova,  e tornar as consciências mais flexíveis frente a um vasto oceano inconsciente a ser desvendado.

Uma nova proposta em psicanálise, deve compreender melhor as ações, os sentimentos,  e permitir escolhas conscientes e mais saudáveis, equilibrando vidas e permitindo o encontro consigo mesmo,  para que cada um percorra um caminho não quimérico, mas real de paz, amor e compreensão de si e do outro.

"Não existirá uma formação em psicanálise, se não ocorrer uma transformação em sua alma." - Ricardo Dih Ribeiro


DIFERENÇA ENTRE PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE

O Psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em Psiquiatria que abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais sendo ele quem faz o diagnóstico do paciente e prescreve a medicação se necessário. 

Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de Psicologia. Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente.

Psicanalista é o terapeuta que fez curso de Psicanálise. A base de estudo é feita através das teorias de Sigmund Freud (1856 - 1939), Jacques Lacan (1901 - 1981), Carl Yung (1875 – 1961) entre outros. Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o inconsciente do paciente.

 

inteligência-emocional-caminho-sucesso

A Casa da Psicanálise

Estamos atuando no mercado desde 2009 com atendimentos clínicos, Formação em Psicanálise, Técnicas de Acesso ao Inconsciente e Supervisão de Casos Clínicos, durante esse período foram formadas diversas turmas com profissionais atuantes em Sorocaba e região. 

Nosso objetivo é formar profissionais e capacitar multiplicadores, despertando o potencial do ser humano, através de uma metodologia inovadora e efetuando estudos comportamentais pelas diferentes correntes de conhecimento e teorias do saber. 

​Sempre focando na ética, no respeito e no profissionalismo, mantendo um clima de estudo harmonioso e saudável, aliada a uma metodologia inovadora onde o estudante sempre mantêm a teoria aprendida dentro uma prática prontamente aplicável.​

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE​​.

CONHECIMENTO QUE GERA RESULTADO EM VOCÊ, NA SUA FAMÍLIA E NA SUA PROFISSÃO.

A Casa está Revolucionando a Formação em Psicanálise

Além de toda a reformulação didática, também aumentou consideravelmente a grade curricular com diversos módulos, proporcionando um programa único e inovador no Brasil s​em deixar de lado a Formação Clássica como eixo do conhecimento (Análise Didática, Estágio Supervisionado e Estudo Teórico).

O que diferencia esta Formação não é apenas a grade curricular, mas também a metodologia de ensino, a estrutura física e tecnológica e​, sobretudo, a grande interação humana que ocorre entre os membros das turmas, formando um grande corpo com laços de muita amizade, amor e respeito.

Nossa formação segue uma dinâmica prática e com abordagem contemporânea em psicanálise, com ênfase nas mais diversas técnicas e terapias complementares incorporadas em ​uma metodologia inovadora e exclusiva, incluindo as mais recentes pesquisas científicas das diferentes áreas do comportamento humano.

GRADE CURRICULAR

ESPECIALIZAÇÕES

1 - Fundamentos da Psicanálise

Neste módulo você estudará as bases para a compreensão da psicanálise, origem, funcionamento, Estruturas, objetivos, livros necessários durante a formação, filmes, Documentários, áreas a serem Pesquisadas, deslumbrando o fascinante mundo da mente humana.

2 - O Processo do Self

Uma parcela significativa do processo terapêutico está ligada ao
autoconhecimento, segundo o professor e psicanalista Ricardo Dih Ribeiro, a individuação representa 80% de todo processo de mudança do paciente, embora seja apresentado num único módulo, este conteúdo será trabalhado durante toda a sua formação. Encontrar-se consigo mesmo, compreender-se, aceitar-se e iniciar mudanças e ajustes internos é o resumo deste transcendente módulo.

3 - Funcionamento Psíquico

Nenhuma mudança poderá ocorrer sem o conhecimento do funcionamento de todo o processo. Aqui você irá descobrir a fascinante estrutura do funcionamento da sua mente, o famoso aparelho psíquico. Como sua mente funciona e como ela capta as informações, como aciona a memória, defende-se, cria fantasias, mentiras, recalques, traumas, enfim, como transita toda a energia psíquica e como podemos efetuar as intervenções.

4 - Metapsicologia

Sequência dos inúmeros conceitos da psicanálise para serem utilizados por você. Na prática clínica, compreendendo as fases psicossexuais na formação da criança.

5 - Interpretação dos Sonhos

Um capítulo especialmente para o estudo dos sonhos e você compreender o mundo onírico, de como o inconsciente pode enviar informações preciosas ao consciente e como você poderá interpretá-las no processo terapêutico.

6 - Abordagens Específicas

Como efetuar abordagens eficazes e facilitar o paciente a enfrentar-se, e ainda mais conceitos práticos das teorias da psicanálise para seu uso clínico.

7 - Mecanismos de Defesa

O ego quando não consegue enfrentar a realidade, defende-se dela a tal ponto em que você pode defender-se durante toda uma vida, não enxergando a realidade, e ainda criando realidades para poder sobreviver. Aprenda aqui um número assustador de defesas que sem compreendê-las nada pode ser feito no processo terapêutico.

8 - Estados de Emergência do Ego

O sujeito em algum momento de sua vida pode apresentar estados conflituosos tão intensos em que sua única saída é abandonar-se, desistir de si mesmo.
Nesse módulo você identificará as razões da depressão, do suicídio e como lidar com o luto em suas diferentes formas apresentadas no decorrer da vida de um paciente.

9 - Complexo de Édipo

Um dos mais incríveis conceitos da psicanálise para você compreender as razões e os motivos das suas escolhas na vida, um marco que com certeza revolucionará sua forma de pensar sobre você mesmo e o mundo a sua volta.

10 - Psicossomática

Doenças ou doentes, a psicossomática nos mostra que criamos doenças pelo não enfrentamento dos nossos conflitos. Aprende como funciona a relação da doença e os processos psíquicos e seus órgãos correspondentes. Como podemos manter a saúde física e emocional.

11 - Neuroses

Aqui você compreenderá o que é neurose, as diferentes neuroses existentes, como surgem, seus efeitos nos relacionamentos humanos, como efetuar com segurança as intervenções e auxiliar seu paciente para que caminhe com mais segurança e equilíbrio em sua vida.

12 - Psicoses

Agora o quadro se aprofunda, você nesse módulo terá acesso a mentes que
praticamente estão em seus estados limites, pela visão do Psicanalista Ricardo
Dih Ribeiro, não somente a mente do indivíduo esta doente, mas sua alma.
Conheça aqui o lado mais sombrio do ser humano.

13 - Sexualidade & Perversões

Você irá aprender a desmistificar conceitos, quebrar tabus, a compreender como lidar com a sexualidade humana e auxiliar o paciente numa área que ainda nos dias de hoje, é extremamente conflituosa na vida das pessoas. Já em perversões compreenderá as razões dos desvios da sexualidade e como ocorre o sofrimento e as limitações sexuais e vindas pelas sexualidade no indivíduo.

14 - Teorias Psicanalíticas

Aqui os conceitos da psicanálise começam a deixar de ser misteriosos e confusos, e você aprenderá como utilizá-lo com mais clareza ainda na prática clínica.

15 - Psicodinâmicas

Mais conceitos e teorias da psicanálise para você utilizar em seu atendimento clínico, como terapias de casal, terapias de grupos, idosos.

16 - Recursos Terapêuticos.

Agora chegou a hora de você conhecer as ferramentas para efetuar as abordagens e intervenções em seus pacientes, recursos poderosos e eficazes em atendimento clínico.

17 - Anamnese

Pronto, agora você saberá exatamente como colocar em prática tudo que aprendeu e irá aprender. A anamnese é um conjunto de técnicas para efetuar as perguntas ao seu paciente e o significado terapêutico de cada uma delas, dessa forma você efetuará uma pesquisa psíquica dos processos mentais traçando um método de tratamento centrado em seu paciente.

18 - Estudos de Casos

Você está nesse momento vivendo todas as emoções dos atendimentos, ou seja, agora nesse módulo você está colocando em prática sua profissão e efetuando estudos de casos clínicos, tendo uma constante supervisão dos seus pacientes, onde suas dúvidas serão esclarecidas, sigilo, segurança e transmissão
de experiências definem esse módulo.

1 - Coaching no Atendimento Clínico.

Imagine você com as ferramentas emocionais de um profissional de Coaching aplicadas no atendimento clínico, fazendo seu paciente rever seus objetivos de vida, rever a si mesmo e alinhar-se ao seu projeto de vida. Aqui você supera sua performance em abordagens.

2 - Interpretação de Desenhos

Os desenhos nos dizem muito sobre os conflitos inconscientes e conscientes. O desenho é uma ferramenta não só utilizado em atendimento com crianças, mas também com adultos, simplesmente revelador, aprenda aqui como interpretá-los.

3 - Expressão Verbal e Psicanálise

Aprenda os mecanismos da expressão verbal e libere-se dos limitadores emocionais e tenha uma expressividade consistente, facilitando sua comunicação de uma forma ampla em sua vida. informações, como aciona a memória, defende-se, cria fantasias, mentiras, recalques, traumas, enfim, como transita toda a energia psíquica e como podemos efetuar as intervenções.

4 - Dependência Química e Psicanálise

Entenda como se origina a dependência, suas razões e raízes profundas na alma humana, e como efetuar intervenções efetivas.

5 - P.N.L. no Atendimento Clínico

Imagine técnicas de impacto e abordagens sutis ao mesmo tempo, reprograme-se através da programação neurolinguistica, e aprenda como fazer mudanças significativas em um breve espaço de tempo.

6 - Neurotransmissores e Psicofármacos

Agora você chegou numa etapa em que se os neurotransmissores não cumprem o seu papel e o paciente não consegue reagir para mudar esse quadro, os psicofármacos o fazem. Descubra como esse processo funciona, seus benefícios e seus efeitos colaterais e como isso pode auxiliar você em todo processo terapêutico.

7 - Neurociência e Psicanálise

A neurociência caminha com passos largos, fazemos aqui uma correlação como a compreensão dela poderá auxiliar você a aprofundar ainda mais a compreensão do mundo mental e sua interação com o meio.

8 - Hipnose Clínica

Como os processos de estados alterados de consciência como a hipnose pode contribuir para o fortalecimento do ego, descubra técnicas sutis que contribuirão com seu desempenho clínico.

9 - Reflexologia Aplicada

Temos pontos ao longo do corpo que são como botões acionando memórias, emoções e sentimentos, aqui você conhecerá como os pés podem auxiliar na liberação dos conflitos emocionais do paciente.

10 - Medicina dos Florais – Noções Gerais

A natureza é uma aliada dos processos do equilíbrio do homem, aprenda aqui as diversas correntes de pensamentos sobre o auxílio das mesmas em seu benefício.

11 - Interpretação da Expressão Facial

Conforme sentimos emoções nossos rostos as exprimem e nem percebemos, mal notamos a diferença, mas agora você saberá o que seu paciente está pensando antes mesmo de falar, ou mesmo que não fale.

12 - Técnicas de Expressividade Corporal

A expressividade corporal permite que você se conheça de uma forma impar, liberando tensões, medos, bloqueios emocionais, traumas e memórias localizadas em todo corpo. Descubra-se nesse movimentado módulo.
Conheça aqui o lado mais sombrio do ser humano.

13 - Administração Clínica

Conheça aqui técnicas e procedimentos para conduzir administrativamente e  financeiramente sua clínica e tenha sucesso profissional.

14 - Marketing e Psicanálise

Como o marketing age na mente das pessoas e como você pode utilizar positivamente e com ética essas poderosas ferramentas.

15 - Cinema e Psicanálise

O cinema possui uma rica abordagem terapêutica, através de filmes, documentários, seriados, desenhos, você poderá estudar com muita profundidade a mente humana.

16 - Psicanálise e Comunidade

O homem e a sociedade, como multiplicar seus novos talentos através da psicanálise em prol das comunidades.

O PROFISSIONAL
E O MERCADO DE
PSICANÁLISE

O Psicanalista no dia a dia tem disponibilidade de trabalhar conforme sua vontade e necessidade atuando em consultórios por todo o território nacional, assim como clínicas, grupos corporativos e treinamentos,​ empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão ou até mesmo agregar esse conhecimento em sua atual profissão. A terapia realizada em consultório apoia o paciente a buscar seu autoconhecimento, entender muitas situações que sozinho não consegue, entender melhor as pessoas ao redor, analisar a vida e os acontecimentos sob outros pontos de vista.

Também pode investigar sua vida desde a infância e consequentemente ajudar a entender muitas reações para agir de forma diferente, aceitar o que parece inaceitável, amenizar, enfrentar e até tratar medos, fobias, culpas, traumas, transtornos de ansiedade, doenças emocionais como depressão e muitas outras.​

Essa Profissão também agrega valor nas mais diversas áreas do conhecimento que desejam entender em profundidade o comportamento humano, como: Psicólogos, Psiquiatras, Médicos, Psicopedagogos​, Assistente Social, Comunicadores, Filósofos, Profissionais do Marketing, Área Jurídica, Teólogos, Educadores, Pastores, Missionários, Líderes, Profissionais da Saúde dentre outros.

RICARDO DIH RIBEIRO

"Quando descobrires os segredos que estão nas profundezas do teu ser, conhecerás o seu destino e quando despertares os teus potenciais iniciará sua jornada" 

Ricardo Dih Ribeiro

Professor e Mestre da Casa da Psicanálise.

Psicanalista Clínico com especializações em Psicanálise, Estados Alterados de Consciência.

Especialista em Business and Executive Coaching, Self & Professional Life Coaching e Analista Comportamental.

Graduado Lídership Coach pela Escola Paulista de Coaching.

Graduado em Programação Neuro Linguística.

Graduado em Hipnose.

Formado em Reflexologia, Florais, Alinhamento Energético e Terapias Complementares.

Formado em Técnicas Projetivas Trainer da Escola Paulista de Coaching credenciado pelo IBCI - International Business Coaching Institute.

Atua desde 1999 em atividades focadas no comportamento e relacionamento interpessoal com pessoas, grupos corporativos e comunidades. Atende em sua clínica, ministra aulas em psicanálise entre outros cursos de formações profissionais, supervisiona casos clínicos, coordena grupos de estudos, realizando vivências e treinamentos de autoconhecimento e auto-encontro.

Para saber mais sobre Ricardo Dih Ribeiro, clique aqui e acesso o site.

CONTATO:

Por favor insira seu nome
Please enter a valid phone number.
Por favor insira a mensagem

Clique na imagem abaixo e mande uma mensagem:

 

 

Telefone:  (15) 3011-7141

Email: adm@acasadapsicanalise.com.br

ACOMPANHE NOSSO CANAIS

Logo Casa da Psicanálise COR-NEG

Tel.: (15) 3011-7141

adm@acasadapsicanalise.com.br